Rede de Bibliotecas da Lousã 239990383 biblioteca@cm-lousa.pt

Encontro com António Assunção, o autor de Traquinices do Quincas no Talasnal

 

 

No dia 26 de abril, o autor António Assunção esteve presente em três escolas do Agrupamento para apresentar o livro de sua autoria Traquinices do Quincas no Talasnal.

 

A primeira sessão decorreu no auditório da EB n.º 1 com as três turmas do sexto ano que tiveram a oportunidade de ouvir excertos lidos pelo escritor e pela professora Filomena Fernandes.  Neste encontro, os alunos falaram com o autor sobre o livro, mas também sobre o processo de escrita e a ditadura no Estado Novo, uma das temáticas abordadas no  livro Como Ondas de Mar.

Na EB n.º 2, a sessão com os alunos do terceiro ano teve início com um momento protagonizado pelo professor Alcindo Alves, que falou sobre usos e costumes tradicionais das gentes serranas, uma forma de contextualizar uma história que se passa no Talasnal, a aldeia dos avós de Quincas e que este visita, no seu aniversário. A professora Filomena Fernandes e o autor leram excertos do livro,  o que cativou a atenção dos alunos e  deu origem a demonstrações de alegria.

Na EB de Santa Rita, depois de terem lido excertos do livro na sala de aula e preparado algumas questões, os alunos do terceiro ano aproveitaram a sessão para dialogar com o escritor. No final da sessão, António Assunção foi presenteado com um marcador de livros, no qual a turma escreveu um acróstico a partir do nome do autor.

Ana Paula Rodrigues

Siga-nos

Contacto

Telefone:
239990383

Email:
biblioteca@cm-lousa.pt