Quatro alunos do Agrupamento de Escolas da Lousã (dois do 3.º Ciclo e dois do Ensino Secundário) vão participar na Fase Intermunicipal da 13.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura a realizar no Auditório Municipal da Figueira da Foz, no próximo dia 6 de abril, a partir das catorze horas.
Este concurso, que é promovido pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), em parceria com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e com a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE), e em articulação com a RTP, pretende alcançar resultados específicos de promoção da leitura e da escrita junto da população escolar, num ambiente informal de festa e convívio.
A Fase Intermunicipal do CNL consiste num concurso-espetáculo e dirige-se aos alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, apurados nas fases escolar e concelhia da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIMRC).
Neste concurso-espetáculo, que se realiza a um sábado porque se pretende valorizar a presença dos Pais e Encarregados de Educação, os alunos terão de se preparar para duas provas, uma escrita sobre um livro escolhido pela organização (3.º ciclo - O caderno vermelho da rapariga karateca de Ana Pessoa; ES - O retorno de Dulce Maria Cardoso), e outra oral, de leitura expressiva de um poema selecionado (3.º ciclo - Chuva de António Macedo Papança, Conde de Monsaraz; ES - A noite-viúva de Alexandre O’Neill).
