Rede de Bibliotecas da Lousã 239990383 biblioteca@cm-lousa.pt

Abril com Os músicos de Bremen nos Jardins de infância

Abril foi o mês d´"Os músicos de Bremen" celebrarem o dia mundial da dança e o dia internacional do livro infantil nos Jardins de Infância do concelho

BIBLIOTECA ESCOLAR DE CASAL DE ERMIO

No passado mês de abril, a Câmara Municipal do Concelho da Lousã promoveu novamente o Projeto Promoção da Leitura, com a cooperação de técnicas, no jardim de Infância de Casal de Ermio.

A dança e o livro infantil, foram as temáticas assinaladas no referido mês, visto que a 29 de abril se celebra o “Dia Mundial da Dança” e a 2 de abril  o “Dia Internacional do Livro Infantil”.

O livro eleito foi “Os Músicos de Bremen” dos irmãos Grimm autores, com ilustração de Lisbeth Zwerger, contemplado pela Casa da Leitura. 

A história, foi apresentada às crianças através de um teatro de sombras, abordando a expressão dramática.

Concluída a análise e o  reconhecimento da história, realizou-se uma atividade de expressão musical e expressão motora (motricidade fina).

Proporcionou-se um momento muito apreciado pelas crianças, o manuseamento e exploração de vários instrumentos musicais (pandeireta; flauta; xilofone; maracas; clavas; triângulo e castanholas), formando à posteriori uma banda musical.

 

BIBLIOTECA ESCOLAR DE CASAL DE SANTO ANTÓNIO

A Câmara Municipal do Concelho da Lousã, no passado mês de abril, implementou mais uma vez o Projeto Promoção da Leitura, com a colaboração de técnicas, no jardim de Infância de Casal de Santo António.

O livro infantil e a dança foram as temáticas sinalizadas no supradito mês, visto que a 2 de abril  se comemora o “Dia Internacional do Livro Infantil” e a 29 de abril o “Dia Mundial da Dança”.

O livro designado foi “Os Músicos de Bremen” dos irmãos Grimm autores, com ilustração de Lisbeth Zwerger, contemplado pela Casa da Leitura. 

Foi apresentada às crianças um teatro de sombras, abordando a expressão dramática.

Terminada a análise e o  reconhecimento da história, concretizou-se uma atividade de expressão musical e expressão motora (motricidade fina).

As técnicas, proporcionaram um momento muito apreciado às crianças, o manuseamento e exploração de vários instrumentos musicais (pandeireta; flauta; xilofone; maracas; clavas; triângulo e castanholas), formando à posteriori uma banda musical.

 

BIBLIOTECA ESCOLAR DAS FONTAÍNHAS

O Jardim de Infância das Fontinhas, recebeu  no passado mês de abril, as técnicas da Câmara Municipal do Concelho da Lousã, que dinamizaram uma vez mais o Projeto Promoção da Leitura.

A dança e o livro infantil, foram os temas retratados, na medida em que a 29 de abril se celebra o “Dia Mundial da Dança” e a 2 de abril  o “Dia Internacional do Livro Infantil”.

Os “Os Músicos de Bremen” dos irmãos Grimm autores, com ilustração de Lisbeth Zwerger, contemplado pela Casa da Leitura, foi o livro designado.

A história, foi exibida às crianças através de um teatro de sombras, desenvolvendo a expressão dramática.

Cerrada a indagação e o  reconhecimento da história, realizou-se uma atividade de expressão musical e expressão motora (motricidade fina).

As crianças, revelaram ser uma atividade extremamente valorizada, mencionando que apreciam o manuseamento e exploração dos vários instrumentos musicais (pandeireta; flauta; xilofone; maracas; clavas; triângulo e castanholas), formando no final uma banda musical.

 

BIBLIOTECA ESCOLAR DE FOZ DE AROUCE

O Jardim de Infância de Foz de Arouce, recebeu  no dia 29 de abril, as técnicas da Câmara Municipal do Concelho da Lousã, que dinamizaram o Projeto Promoção da Leitura.

O livro infantil e a dança, foram os temas eleitos, na medida em que, a 2 de abril  é comemorado o “Dia Internacional do Livro Infantil” e a 29 de abril o “Dia Mundial da Dança”.

O livro elegido foi “Os Músicos de Bremen” dos irmãos Grimm autores, com ilustração de Lisbeth Zwerger, referenciado pela Casa da Leitura. 

A história, foi apresentada às crianças através de um teatro de sombras, abordando a expressão dramática.

Posteriormente efetivou-se o resumo da história, seguindo-se uma atividade de expressão musical e expressão motora (motricidade fina).

Desenvolveu-se uma conjuntura muito apreciada pelas crianças, nomeadamente o manuseamento e exploração de vários instrumentos musicais (pandeireta; flauta; xilofone; maracas; clavas; triângulo e castanholas), terminando a atividade com a composição de uma banda musical.

 

 

BIBLIOTECA ESCOLAR DAS LEVEGADAS

As crianças do Jardim de Infância das Levegadas, receberam no dia 24 de abril, as técnicas da Câmara Municipal do Concelho da Lousã, que dinamizaram o Projeto Promoção da Leitura.

A seleção dos temas do mês supracitado foram: O livro infantil e a dança, já que a 2 de abril  é festejado o “Dia Internacional do Livro Infantil” e a 29 de abril o “Dia Mundial da Dança”.

Contemplado pela Casa da Leitura foi eleito o livro “Os Músicos de Bremen” dos irmãos Grimm autores, com ilustração de Lisbeth Zwerger.

A narrativa da história, foi exposta às crianças através de um teatro de sombras, prestigiando a expressão dramática.

Seguidamente fez-se a análise da história, à posteriori desenvolveram-se atividades, de expressão musical e expressão motora (motricidade fina).

As crianças manifestaram grande entusiasmo, essencialmente na manipulação e exploração dos vários instrumentos musicais (pandeireta; flauta; xilofone; maracas; clavas; triângulo e castanholas), a atividade foi colmatada, com a composição de uma banda musical.

 

BIBLIOTECA MUNICIPAL COMENDADOR MONTENEGRO

As crianças do Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia da Lousã, deslocaram-se no dia 7 de abril à Biblioteca Comendador Montenegro, para uma vez mais usufruírem do Projeto Promoção da Leitura, o mesmo é dinamizado por técnicas da Câmara Municipal do Concelho da Lousã.

A escolha dos temas do mês supradito foram: O livro infantil e a dança, visto que a 2 de abril  é festejado o “Dia Internacional do Livro Infantil” e a 29 de abril o “Dia Mundial da Dança”.

“Os Músicos de Bremen” dos irmãos Grimm autores, com ilustração de Lisbeth Zwerger, meditado pela Casa da Leitura, foi o livro designado.

A narrativa da história, foi exposta às crianças através de um teatro de sombras, engrandecendo a expressão dramática.

Desenvolveram-se atividades de expressão musical e expressão motora (motricidade fina)no fim da análise da história.

Foi apresentado ao grupo de crianças vários instrumentos musicais (pandeireta; flauta; xilofone; maracas; clavas; triângulo e castanholas),onde puderam manipula-los e explorá-los. Sendo a presente atividade colmatada com a composição de uma banda musical.

É de realçar que as crianças manifestaram um enorme entusiasmo perante as atividades apresentadas.

 

BIBLIOTECA ESCOLAR DE SERPINS

O Jardim de Infância de Serpins, recebeu  no passado mês de abril, técnicas da Câmara Municipal do Concelho da Lousã, dinamizaram uma vez mais o Projeto Promoção da Leitura.

A dança e o livro infantil, foram os temas retratados, na medida em que a 29 de abril se celebra o “Dia Mundial da Dança” e a 2 de abril  o “Dia Internacional do Livro Infantil”.

Os “Os Músicos de Bremen” dos irmãos Grimm autores, com ilustração de Lisbeth Zwerger, contemplado pela Casa da Leitura, foi o livro designado.

A história, foi mostrada às crianças através de um teatro de sombras, promovendo a expressão dramática.

Terminada a exploração e a análise da história, realizou-se uma atividade de expressão musical e expressão motora (motricidade fina).

As crianças, revelaram ser uma atividade extremamente apreciada, nomeadamente o manuseamento e reconhecimento dos vários instrumentos musicais (pandeireta; flauta; xilofone; maracas; clavas; triângulo e castanholas), formando no final uma banda musical.

 

Marta Correia

Siga-nos

Contacto

Telefone:
239990383

Email:
biblioteca@cm-lousa.pt