b_0_280_16777215_01_images_Noticias_Plano_de_Literacia.jpg

No âmbito do Plano Intermunicipal de Prevenção do Abandono Escolar e Promoção do Sucesso Educativo da Região de Coimbra, foi criada uma Equipa Multidisciplinar com o objetivo de construir ferramentas e fornecer estratégias que permitam não só trabalhar individualmente com a criança, mas também com os professores, a escola e a família. A equipa é constituída por 9 elementos: Técnica de Educação, Psicólogos, Assistentes Sociais, Psicomotricista, Docente do Pré-escolar e Terapeuta da Fala (consultor).

O projeto iniciou-se com um levantamento das necessidades através de um trabalho conjunto entre o Conselho Municipal de Educação e o Agrupamento de Escolas da Lousã. Surgiu assim a necessidade de trabalhar duas áreas, que a Equipa considerou serem paralelas e dependentes: a Linguagem e Indisciplina.

De seguida, foi aplicado o Teste de Identificação de Competências Linguísticas (TICL) às crianças de 5 anos a frequentar o último ano da educação pré-escolar, no ano letivo 2018/19, em 5 estabelecimentos de ensino do Pré-Escolar, num total de 14 turmas e de 86 crianças. A aplicação desta avaliação permitiu sinalizar crianças com dificuldades, assim como a eficácia da intervenção que se sucedeu.

Após a avaliação, a intervenção contemplou sessões de Literacia Emergente em contexto de sala de aula, em todos os Jardins de Infância do Concelho da Lousã. Estas sessões foram dinamizadas semanalmente, através da leitura dialógica de livros e o desenvolvimento de atividades relacionadas com a mesma. No final do ano letivo, a Câmara Municipal ofereceu a cada Jardim de Infância um Kit do material criado e utilizado pela equipa para as sessões de Literacia Emergente, de modo a facilitar a continuidade do trabalho desenvolvido.
Paralelamente, foram realizadas reuniões individuais com pais e sessões de intervenção familiar em grupo.

Após o término do ano escolar, iniciou-se e está a decorrer o Programa de Literacia Familiar, que permite a aquisição de ferramentas e estratégias, com intuito de promover a Linguagem. Para este Programa foram convidadas as famílias das crianças sinalizadas no decorrer do projeto.


Se tivermos uma biblioteca e um jardim temos tudo (Marcus Cícero)

Eventos

outubro 2019
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Agrupamento de Escolas da Lousã

Um agrupamento aLer+