Conversas Transversas têm lugar no dia 8 de março a partir das 17h30

A Câmara Municipal da Lousã irá promover, no próximo dia 8 de março, na Biblioteca Municipal Comendador Montenegro, uma nova edição das “Conversas Transversas”, desta vez dedicadas ao Dia Internacional da Mulher, com um conjunto de atividades articuladas entre os setores da Cultura, da Educação, da Intervenção Social e Saúde e da Juventude, em parceria com o Agrupamento de Escolas da Lousã e com o projeto (des)igual da Cáritas Diocesana de Coimbra.

O programa terá início às 17h30, no átrio da Biblioteca, com a apresentação de uma breve biografia de Maria Eduarda Machado, uma lousanense com um percurso de vida de emancipação, que foi enfermeira na 1ª Grande Guerra.

Com esta publicação, encerra-se o ciclo dedicado à memória de lousanenses presentes neste conflito e abre-se um ciclo de edições de biografias dedicadas às mulheres lousanenses, na linha da exposição “Mulheres de Corpo e Alma”, apresentada por São Pedro do Sul, no âmbito do “Projeto 5 Municípios, 5 Culturas, 5 Sentidos”, que esteve patente ao público, o ano passado, para assinalar esta mesma efeméride.

Pelas 18h terá lugar, na sala Infantojuvenil da Biblioteca uma mesa redonda sobre “O Papel da Mulher na Investigação Científica”, que tem como convidadas as investigadoras Helena Alves, de Nanotecnologia, da Universidade de Aveiro, Maria do Carmo Lopes, do IPO, especialista em Física Médica na área de Radioterapia e a jovem Serpinense Marta Simões, doutoranda a desenvolver trabalho de investigação na Bluepharma. Este painel será moderado pela vereadora Ana Ferreira. Pretende-se que seja um espaço de debate fértil, à semelhança do que aconteceu o ano passado, com a presença de Isabel Silvestre numa mesa redonda dedicada ao papel da mulher na divulgação da Cultura.


O período da tarde encerrará com um apontamento musical por um grupo de alunas do Agrupamento de Escolas da Lousã, sob a direção do professor Manuel Neto.

As atividades retomarão à noite, pelas 21h, no auditório da Biblioteca, onde terá lugar, no âmbito do projeto (des)igual, uma conversa com Fernando Santos, formador da Cáritas Diocesana de Coimbra, subordinada ao tema “Violência de Género”.

b_0_280_16777215_01_images_Noticias_0001.jpg

 


O livro é um pássaro com mais de cem asas para voar (Ramón Gómez de la Serna)

Eventos

dezembro 2019
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Agrupamento de Escolas da Lousã

Um agrupamento aLer+