b_0_280_16777215_01_images_Noticias_Letras_com_Msica_Cartaz.jpg 

Realizou-se no dia 30 de novembro, quinta-feira, pelas 21:00h, na Biblioteca Municipal Comendador Montenegro, mais uma sessão "Letras com Música", iniciativa da Rede de Bibliotecas da Lousã dirigida à comunidade lousanense e que tem por objetivo promover a Leitura, o Livro, a Escrita e a Música.

Participaram, nesta sessão, alunos e professores do Agrupamento de Escolas da Lousã que estiveram envolvidos em diversos projetos e atividades de leitura e de escrita, bem como os encarregados de educação dos intervenientes mais novos.

O público, que encheu o átrio da biblioteca, assistiu à apresentação do livro Histórias da AJUDARIS 2017, em que as três turmas da Educação Pré-escolar (dos JI de Fontainhas e Santa Rita) e a turma F do 6º Ano da EB n.º 1, coordenadas, respetivamente, pelas docentes Olga Quaresma, Luísa Simões, Graça Simões e Gabriela Melo, são autoras de textos sobre o tema A Família. A apresentação do projeto da AJUDARIS foi da responsabilidade do Dr. Manuel Pinto, representante desta IPSS, e os alunos, professores e/ou encarregados de educação fizeram a leitura dos textos publicados nos livros solidários que estiveram à venda no local.

De seguida, foi dado a conhecer, pela professora dinamizadora, Cristina Silva, e pelos alunos participantes, o projeto eTwinning Read and Share, onde a leitura, a escrita e as bibliotecas da Lousã tiveram destaque num trabalho distinguido a nível nacional que atribuiu selos de qualidade aos premiados.

A noite prosseguiu com a entrega de Certificados de Melhor Leitor/Leitor do Ano aos alunos do Agrupamento e com a apresentação da gravação áudio realizada pelo professor Carlos Sêco e pelos alunos da turma C do terceiro ano da Escola Básica número um, no âmbito do concurso Põe a tua terra nos píncaros! da Rádio Miúdos: um spot publicitário sobre a Lousã que foi um dos seis vencedores da região Centro.

Apresentado por Henriqueta Oliveira, Vereadora da Educação, Cultura, Intervenção Social e Saúde, Carlos Sêco, enquanto autor convidado, sublinhou, na sua conversa com o público, a importância do cartune como ferramenta pedagógica e de intervenção pública e falou dos projetos em curso.

A terminar a sessão, os alunos da turma C do terceiro ano da Escola Básica número um e o seu professor interpretaram duas canções originais, inspiradas nos livros Daqui ninguém passa, de Isabel Minhós Martins, e A Maior Flor do Mundo, de José Saramago.


Temo o homem de um livro só (S. Tomás de Aquino)

Eventos

outubro 2018
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Agrupamento de Escolas da Lousã

Um agrupamento aLer+