b_0_280_16777215_01_images_Noticias_BENEDITA.JPG

Após a leitura do livro da “Maria Castanha”, pelos Contadores de Histórias da CML, a Rede de Bibliotecas recebeu a escritora Benedita Vaz Pinto, bem como a editora Leonor Vaz Pinto, responsável pela coleção de livros “Bem-vindos a Portugal”. Os alunos construíram materiais sobre o tema da multiculturalidade para oferecer às convidadas e prepararam, com os contadores, uma canção acompanhada de guitarra e piano a partir do livro, que sensibilizou as convidadas.


Aproveitando o facto de a Câmara Municipal, em parceria com a Cooperativa LousãMel realizar uma Feira do mel e da castanha, pretendeu-se associar a castanha ao tema da multiculturalidade, através deste livro, sensibilizando as crianças e os Encarregados de Educação e dando uma outra leitura / visão sobre a castanha, associando-a ao tema de áfrica e da inclusão, tratando-a de uma forma metafórica, numa ação inserida no Plano Municipal de Integração dos Imigrantes da Câmara Municipal da Lousã.

Assim, fez-se a associação da cor da castanha com a cor dos nativos africanos, conforme já ocorria na história tradicional da Maria Castanha. Se salientar que este livro da coleção “Bem-vindos” a Portugal reescreve a história tradicional da Maria Castanha que contava que uma criança africana residente em Portugal tinha medo do rebentar das castanhas por associar ao tiroteio de uma arma/bomba em África. A autora inovou criando uma história em que um grupo de crianças acolhe uma criança de cor castanha que nunca tinha provado este alimento e todos brincam em conjunto na altura do magusto – uma abordagem claramente inclusiva.

Após as sessões nas escolas, a autora e a editora estiveram na Feira do Mel e da Castanha e a Cruz Vermelha Portuguesa divulgou e promoveu o livro junto dos Encarregados de Educação e Associações de Pais e da comunidade em geral.

Prevê-se, em 2018, o lançamento de dois títulos da mesma coleção de livros, um dos quais sobre uma criança Síria e outro sobre uma família Chinesa. Estaremos atentos…


É claro que meus filhos terão computadores, mas antes terão livros (Bill Gates)

Eventos

julho 2018
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Agrupamento de Escolas da Lousã

Um agrupamento aLer+